Nacional

AO VIVO 31/10/2019 13:09

Roda Viva quer entrevistar Lula na prisão

O programa pediu à Justiça autorização para transmitir ao vivo a entrevista com o ex-presidente direto da sede da PF em Curitiba, onde está preso politicamente a mais de um ano

Brasil 247

O jornalismo da TV Cultura pediu autorização ao Judiciário para fazer um programa Roda Viva especial com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da silva, transmitido direto da Superintendência da Polícia Federal em Curitiba. Se for autorizado, será a primeira vez que Lula concederá entrevista a uma TV aberta no Brasil.

Em entrevista no último dia 7 de outubro, no mesmo Roda Viva, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes afirmou que, “se o caso do Lula assumir a Casa Civil fosse hoje, eu teria muitas dúvidas sobre que decisão tomar”.

O ex-presidente foi impedido de assumir a Casa Civil em 2016, após a divulgação de áudio ilegal de uma conversa com a então presidenta Dilma Rousseff (PT) pelo ex-juiz Sergio Moro.

Lula foi condenado sem provas no processo do triplex em Guarujá (SP), acusado de ter recebido da OAS um apartamento como propina. Mas ele nem tinha a chave do imóvel. Ao apresentar a denúncia em 2016, o Ministério Público Federal (MPF-PR) admitiu que não havia "provas cabais" de que Lula er ao proprietário da unidade. 

Outro detalhe é que, de acordo com reportagem do Intercept, o procurador duvidava da existência de provas.

"No dia 9 de setembro de 2016, precisamente às 21h36 daquela sexta-feira, Deltan Dallagnol enviou uma mensagem a um grupo batizado de Incendiários ROJ, formado pelos procuradores que trabalhavam no caso. Ele digitou: 'Falarão que estamos acusando com base em notícia de jornal e indícios frágeis… então é um item que é bom que esteja bem amarrado. Fora esse item, até agora tenho receio da ligação entre petrobras e o enriquecimento, e depois que me falaram to com receio da história do apto… São pontos em que temos que ter as respostas ajustadas e na ponta da língua'", diz o site.


versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo