Nacional

LIBERDADE 08/11/2019 16:35

Lula livre! Brasil comemora libertação do ex-presidente

O ex-presidente Lula comemorou com os militantes da vigília que o acompanharam nestes 18 meses de prisão política

Da Redação

Lula está livre. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deixou no início da tarde desta sexta-feira, 08 de novembro, a prisão em que era mantido como preso político em Curitiba há 580 dias.

A libertação de Lula ocorre depois que o STF, finalmente, considerou a prisão em segunda instância inconstitucional.O alvará de soltura foi assinado pelo  juiz Danilo Pereira Jr., que substitui Carolina Lebbos, da 12ª Vara Federal em Curitiba, que está em férias e é a responsável pela execução da pena de Lula.

Neste momento, o ex-presidente Lula está com os militantes do PT, do Movimento Sem Terra e de outros partidos de esquerda e movimentos sociais que acamparam em vigilia ao lado da Superintendência da Polícia Federal na capital paranaense desde o primeiro dia da prisão política do líder petista.

Assim como ocorreu com sua prisão, em abril de 2018, uma multidão aguardava por horas a saída do petista em frente à sede da Polícia Federal em Curitiba, com cantos e gritos.

Acompanhado pela presidente nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann, do deputado federal Wadir Damous, do ex-senador Lindenberg Farias, após deixar a cela e passar por um exame de corpo de delito, Lula se dirigiu aos militantes que moraram no local por todo o período da prisão para agradecer pelo apoio.

O ex-presidente deverá seguir de Curitiba para São Bernardo do Campo, ainda na noite de hoje. Em São Bernardo, ele encontrará a família e amanhã, sábado, 09, fará um pronunciamento no Sindicato dos Metalúrgicos.

Lula deixou a prisão um dia depois da decisão do Supremo Tribunal Federal, por 6 a 5, contra a antecipação da pena para réus condenados em segunda instância. 


versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo