Nacional

CAMPEÃO DE VOTO 22/11/2020 08:03

PT cresceu nas maiores cidades do país elegendo mais vereadores que qualquer outro partido

As urnas mostraram que o PT segue forte e sendo o partido mais confiável pelos eleitores brasileiros que elegeram mais vereadores petistas do de qualquer outra legenda

Agenda do Poder

Diferentemente do que setores da mídia tentam fazer crer, o PT apresentou nas eleições municipais um surpreendente crescimento nos grandes centros urbanos brasileiros. Foi o partido que mais avançou percentualmente em números de vereadores nas cidades com mais de 500 mil habitantes, segundo levantamento do cientista político Jairo Nicolau. Cresceu 6,6% contra 6,3% do DEM e 6,1% do Republicanos. O MDB cresceu 4,9% e o PSOL 4,8%.

Se reduzimos o universo pesquisado para apenas as capitais, o PT ficou ligeiramente abaixo (53 cadeiras a 50) somente do Republicanos.

Ao contrário do MDB e do PSDB, que perderam posições nas câmaras das capitais, o PT, o PSOL, o DEM, o Republicanos, o Patriota e o PSD foram as únicas siglas que cresceram em cadeiras no legislativo municipal nestas cidades

Para o vice-presidente nacional do PT, Washington Quaquá, o crescimento do partido nas capitais é um indicador real e palpável da pujança partidária . E fundamental para a definição de estratégias para 2022.

-Em 2016, diante do massacre moral de setores da mídia, o PT recuou. Agora, estamos novamente avançando, numa demonstração da nossa força e de nossa capilaridade.

O números de vereadores é um dado real, mostra a força e o tamanho efetivo de sua base - afirmou.


versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo