Internacional

13/01/2021 18:33

Deputados amaericanos aprovam impeachment de Trump

Trump perdeu apoio mesmo entre fileiras do Partido Republicano e entra para os livros de história como o pior presidente que os Estados unidos já teve

Da Redação

Com El País e Outras Fontes


Com 232 votos a favor e 197 contra (e o apoio de 10 republicanos), os congressistas dos Estados Unidos abriram um novo processo contra o presidente. Não se sabe exatamente quando o processo acabará, mas o fato é que a Câmara de Representantes dos Estados Unidos votou nesta quarta-feira por abrir um segundo processo de impeachment contra o presidente Donald Trump, que deixa o cargo no próximo dia 20.

A Câmara dos Representantes votou para colocar o presidente cessante Donald Trump em julgamento no Senado por "incitar a insurreição" antes do ataque ao Capitólio na semana passada em Washington. Dez congressistas republicanos romperam fileiras com seu partido e votaram ao lado dos democratas, o que fez desse o início de impeachment mais bipartidário da história dos Estados Unidos.

Há um ano, o republicano se tornou o terceiro presidente na história do país a ser alvo de um processo como esse. Nesta quinta-feira, uma semana antes de deixar a Casa Branca, a decisão do Congresso, impulsionada pelos democratas, o colocará nos livros como o único presidente a ser julgado politicamente duas vezes.

Uma votação favorável foi construída na Câmara dos Representantes, mas será preciso que o impeachment obtenha os dois terços no Senado para que Trump seja condenádo, o que só será possível se ao menos 17 republicanos votem contra o presidente na Câmara alta.

No Senado é onde aconteceerá o julgamento político propriamente dito. O líder da maioria no Senado, Mitch McConnell, já disse que não convocará a Câmara alta para uma sessão especial enquanto ela estiver em recesso, de modo que a discussão começará a partir de 19 de janeiro, um dia antes da posse de Joe Biden. McConnell, até agora um fiel escudeiro de Trump, disse esta tarde que ainda não definiu seu voto.

 


vers�o Normal Vers�o Normal Painel Administrativo Painel Administrativo